top of page

Automação Industrial: o que é e como ela pode ajudar o seu negócio a crescer?



Indústria tecnológica

A automação industrial evoluiu de simples sistemas hidráulicos e pneumáticos para sistemas controlados por computadores ou por Controlador Lógico Programável (CLP) que por sua vez operam os robôs da mais alta tecnologia com o objetivo de automatizar processos manuais.

Nesse post você irá entender melhor como foi essa evolução e, ainda, como a automação pode contribuir para uma melhora em inúmeros aspectos do seu negócio. Confira os tópicos que serão abordados:

  • Linha do tempo da Automação Industrial no mundo

  • A Automação Industrial nos dias de hoje

  • Como ela pode ajudar o seu negócio a crescer?

  • Conclusão

Linha do tempo da Automação Industrial no mundo

Por volta de 1900, a utilização de relês começou a se tornar comum para ligar e desligar equipamentos ligados a produção, lógica que foi incorporada no Controlador Lógico Programável (CLP) posteriormente.

Em 1913 a Ford introduziu uma linha de montagem de carros que foi considerada por muitos a pioneira da automação dentro da indústria de manufatura.

Em 1930 o Japão era líder no desenvolvimento de componentes essenciais nos sistemas de automação, como micro chaves, relês de proteção e temporizadores elétricos de precisão.

Em 1959 o primeiro Sistema de Controle Distribuído, que possui várias máquinas com processamento local que são interligadas por uma rede de comunicação de dados, foi implementado numa indústria de larga escala.

Em 1968 foi feito o primeiro design de conceito de um CLP.

Linha do tempo da Automação Industrial no mundo

A Automação Industrial nos dias de hoje

Em um mercado cada vez mais competitivo onde segundos de produção chegam a representar milhares de dólares, a automação vem se tornando cada vez mais essencial dentro da indústria. Automatizar um processo resulta em um aumento de produção e qualidade, além da redução de erros e desvios no produto final.

Com o avanço da tecnologia houve um aumento nas informações geradas no chão de fábrica. Tais informações permitem a tomada de decisões baseada em dados em tempo real. As plantas mais desenvolvidas tecnologicamente possuem sistemas que se comunicam com todo o maquinário e controlam múltiplos elementos da produção, tais como: materiais, máquinas, recursos, manutenções, etc.

Como ela pode ajudar o seu negócio a crescer?

A automação industrial além de reduzir o tempo de custo de produção, também auxilia as empresas a atenderem padrões de qualidade que vem ficando cada vez mais rigorosos. Ter um processo confiável significa um alto padrão de qualidade que consequentemente agrega valor ao produto final, principalmente para as indústrias que fornecem matéria para as demais, pois é extremamente comum estas terem sua produção auditada com requisitos que só são atendidos com suporte da automação.

Outro quesito que é muito auditado é a segurança do processo. No Brasil existe a NR-12, que faz parte das Normas Reguladoras. Esta norma trata especificamente da segurança de máquinas e tem como objetivo garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores. Para adequar as máquinas a esta norma, muitas empresas utilizam da automação disponível no mercado, como CLPs que monitoram os equipamentos de detecção como botões, sensores, cortina de luz, etc.

Conclusão

Com o mercado de fornecedores de automação industrial cada vez mais competitivo, as indústrias têm uma vasta opção de produtos e soluções que atendem desde as menores aplicações até as mais complexas. A definição do nível de automação que deve ser aplicado depende de cada caso e do investimento disponível, porém está cada vez mais claro que a automação só tende a trazer benefícios e maior competitividade entre as indústrias e aquelas que não se desenvolvem tecnologicamente vão perder cada vez mais espaço para as demais.

A Quark's Up pode ajudar você a trazer mais segurança, qualidade e inovação para seu negócio, quer saber como? Clique aqui para conhecer mais sobre nosso serviço!


217 visualizações0 comentário

Comments


Gostou do conteúdo?

Deixe um comentário dizendo o que achou e nos siga em nossas redes sociais para não perder nenhuma atualização!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page