A computação gráfica e a Inteligência artificial estão cada vez mais presentes no dia-a-dia do cidadão moderno, seja ela nos carros autônomos da Tesla ou nos filmes de herói, onde criaturas fantásticas ganham vida. Essas tecnologias se dividem em ramos que possuem técnicas e objetivos próprios, dentre eles os mais conhecidos são: CGI, visão computacional e processamento de imagem. Mas você sabe quais as diferenças entre essas tecnologias?
Neste post você verá:
O que é CGI?
Visão Computacional
Processamento de imagens
Resumo.
O que é CGI?
Quando se fala de CGI, a primeira ideia que vem a mente são filmes com efeitos especiais, pois ele é muito usado nesse contexto. CGI é a sigla para Computer-Generated Imagery ou Imagem Gerada por Computador, ela é uma técnica de computação gráfica, usada para criar imagens no meio artístico ou em simuladores, geralmente são cenas complexas demais para serem feitas por meio de efeito prático. O CGI pode ser resumido como a técnica usada para simular o mundo real em um ambiente virtual em 3D.
Visão Computacional
A visão computacional é uma técnica que envolve computação gráfica e Inteligência Artificial, pois ela utiliza IA para executar alguma rotina dentro da imagem, geralmente essa rotina envolve reconhecimento de objetos, diferente do CGI, a visão computacional trabalha com a análise de imagens do mundo real, essas imagens ou vídeos serão submetidos a um algoritmo de IA que terá como objetivo retornar um ou mais dados a respeito do que está sendo visto nas imagens.
Essa técnica é muito utilizada em situações em que uma máquina precisa "ver o mundo" e compreender algumas informações, tais como: carros automáticos, que possuem um conjunto de câmeras e sensores para poder identificar posição de estradas e obstáculos, outro exemplo são câmeras de vigilância que podem identificar pessoas.
Em resumo, a visão computacional é uma técnica que recebe imagens e retorna dados a respeito dessa imagem, que serão armazenados ou usados para tomada de decisão dentro do sistema.
Processamento de imagens
Processamento de imagens pode ser definido como um conjunto de técnicas que são aplicadas em imagens para alcançar um objetivo específico, sempre tendo uma imagem como entrada e outra como saída do processo.
As técnicas são usadas em diferentes contextos, tais como: remoção de ruídos, atenuação ou ganho de uma cor específica ou reconstituição da imagem para uso em outros sistemas. Ela é muito utilizada para tratar imagens em etapas anteriores a aplicação de técnicas de visão computacional ou inteligência artificial.
Resumo
Por fim, pode-se tratar essas tecnologias, sendo:
O CGI como as técnicas que recriam o mundo real em um ambiente virtual;
A visão computacional é área que extrai informações de imagens do mundo real;
E o processamento de imagens é um conjunto de técnicas para manipular imagens.
Essas tecnologias estão se tornando cada vez mais presentes no cotidiano, facilitando tarefas, criando experiências visuais imersivas e contribuindo para o avanço da sociedade.
Quer saber mais sobre o tema? Ou ainda tem alguma dúvida? Siga as nossa redes sociais ou entre em contato conosco!
Por: Reginaldo Barbosa
Comments